terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sistema Digestório
Conceito:
Para que o organismo se mantenha vivo e funcionando é necessário que ele receba um suprimento constante de material nutritivo. Muitos dos alimentos ingeridos precisam ser tornados solúveis e sofrer modificações químicas para que sejam absorvidos e assimilados, nisto constituindo a digestão.
Divisão do sistema digestivo
      Reconhecemos no sistema digestivo um canal alimentar e órgãos anexos. Do primeiro fazem parte órgãos boca, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado e grosso. E entre os órgãos anexos se encontram glândulas salivares, fígado e pâncreas, para terminar no reto. As funções do sistema digestório são:
n  INGESTÃO- Captar o alimento pela boca.
n  SECREÇÃO- Liberação de água,ácidos, enzimas no trato GI.
n  MISTURA E PROPULSÃO- Trituração e impulso do alimento no trato GI.
n  DIGESTÃO- Degradação mecânica e química do alimento.
n  ABSORÇÃO- Passagem dos produtos digeridos ao sangue e linfa.
n  DEFECAÇÃO- Eliminação de fezes do trato GI.
BOCA
      A boca é a primeira porção do canal alimentar, comunicando-se anteriormente com o exterior através de uma fenda limitada pelos lábios, a rima bucal, e, posteriormente, com a parte bucal da faringe, através de uma região estreitada, o istmo das fauces. A cavidade bucal está limitada, lateralmente, pelas bchecas, superiormente pelo palato e, inferiormente, por músculos que constituem o assoalho da boca. Nesta cavidade fazem saliência as gengicas, os dentes e a língua. Na boca o alimento é triturado, misturado à saliva e transformado em bolo alimentar.














A língua é o órgão revestido por mucosa que recebe os estímulos responsáveis pela sensação do sabor dos alimentos, através das papilas gustativas.

Os dentes são estruturas, rijas, esbranquiçadas, implantadas em cavidades na mandíbula e maxila denominadas alvéolos dentários. Dentes são diferenciados na forma e função; os incisivos=cortar; os caninos= rasgar, e os pré-molares e molares= triturar. No homem adulto, há 32 dentes, sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
Glândulas Salivares


As glândulas salivares são consideradas anexo do sistema digestivo. Elas são responsáveis pela secreção da saliva e apesar de numerosas, só nos interessam as chamadas extraparietais, que compreendem 3 pares de glândulas: parótidas, submandibulares e sublinguais:
n  Glândulas parótidas: lateralmente na face e anterior ao pavilhão auditivo externo
n  Glândulas submandibulares: abaixo da parótida no ramo da mandíbula
n  Glândulas sublinguais: lateralmente e inferior à língua.

 Faringe
A faringe e a  parte do aparelho digestório imediatamente após a cavidade oral e indo até o esôfago.
 Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Em seguida o alimento desce para o esôfago.
Esôfago

E um tubo muscular que continua a faringe e é continuado pelo estômago. Pode-se distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda a maior delas.
            Suas contrações através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago.
Abdome
            Diafragma
O abdome está separado do tórax, internamente, por um septo muscular, o diafragma, disposto em cúpula de concavidade inferior. O diafragma apresenta uma parte tendínea, o centro tendíneo, e outra carnosa, periférica, que se prende ás 6 ultimas costelas extremidade caudal do esterno e á coluna vertebral.
O diafragma e importante na função da mecânica respiratória.
 Peritônio
Os órgãos abdominais são revestidos por uma membrana serosa em maior ou menos extensão, o peritônio, que apresenta duas lâminas: o peritônio parietal reveste as paredes da cavidade abdominal e o peritônio visceral envolve as vísceras. Órgãos abdominais que se situam na parede posterior do abdômen e que o peritônio parietal é anterior a ele = retroperitônio. 
Estômago

E uma dilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e se continua no intestino. Está situado logo abaixo do diafragma com sua maior porção a esquerda do plano mediano. Apresenta dois orifícios: um proximal de comunicação com esôfago, o óstio cárdico e outro distal óstio pilórico, que se comunica com a porção inicial do intestino delgado denominada duodeno.
Intestino
O estomago e continuado pelo intestino delgado e este pelo intestino grosso; estas denominações são devidas ao calibre que apresentam.
Intestino delgado
Subdivide-se em três segmentos: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno inicia-se no óstio pilórico e termina ao nível de brusca angulação, a flexura duodeno jejunal. E um órgão bastante fixo (que todo retro peritoneal) alocado a parede posterior do abdômen e apresenta a forma de um arco em com a de U aberto para a esquerda e cranial mente que ‘’abraça’’ a cabeça do pâncreas. A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações que são as vilosidades intestinais. Estas absorvem as substâncias digeridas.
Intestino Grosso
O intestino grosso porção final de o canal alimentar. Mais calibroso e mais curto que o Intestino delgado; nele distinguem-se três partes:
 o ceco, (apêndice vermiforme);
o cólon: divide-se em 3 partes: cólon ascendente, transverso, descendente, sigmóide;
 o reto , que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal. 
Órgãos anexos do canal alimentar
Fígado
É a maior glândula do corpo humano, e localiza-se no canto direito superior do abdômen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em um sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos. Duas faces são descritas no órgão: diafragmática, em relação com o diafragma, e visceral, em contato com várias vísceras abdominais. Nesta face distinguem –se quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado, entre o lobo esquerdo e direito se situa a vesícula biliar.
Bile
Produção
Transporte
Armazenamento
Excreção
Vesícula Biliar e Ducto Pancreático
O ducto cístico sai da vesícula biliar e se une ao ducto hepático comum para formar o ducto colédoco (ducto biliar comum).O ducto colédoco então se une ao ducto pancreático e entra no duodeno que e o canal excretor do pâncreas .
Pâncreas
Depois do fígado é a glândula anexa mais volumosa do sistema digestivo, no órgão reconhecem-se três partes: cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é uma glândula exócrina e endócrina. A secreção endócrina é a insulina e a exócrina o suco pancreático. O ducto pancreático percorre o comprimento do pâncreas e termina no duodeno.
Reto
reto ou ainda intestino reto, é a porção final do intestino grosso, a qual se inicia no ângulo obtuso da alça sigmóide e termina no canal anal. Como a própria denominação deixa claro, é um canal retiforme (sem curvas) com comprimento aproximado de 15 cm (18 cm no total, se somada a ele a extensão do canal anal).A função do reto é acumular as fezes, para a absorção final de nutrientes, antes de serem eliminadas pelo organismo, através do ânus.
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/saude/ult560u123.shtml

Grupo: Raquel Bolelli
Carine Josielle
Martinho
Disley José

Nenhum comentário:

Postar um comentário